Com o apoio:

Com o apoio:

Tradutor

terça-feira, 7 de junho de 2011

2º Dia de Trabalho

Logotipo da União Italiana de Cegos. Clique aqui para ampliar esta imagem
A "Unione Italiana dei Ciechi e Ipovedente"(UIC)

A Unione Italiana Ciechi e degli Ipovedenti (UIC) é uma organização de utilidade social sem fins lucrativos, cuja lei e estatutos definem que representa e defende os interesses morais e materiais dos cegos italianos, membros da associação ou não, no confronto com a administração pública.

A UIC trabalha com o objetivo de integrar os cegos na sociedade, procurando unir a opinião geral.
Foi fundada por Aurelio Nicolodi (Trent 1894/04/01 - 1959/10/27 Florence), cego de guerra e seu primeiro Presidente Nacional.

Formado em Geometria e funcionário nos Caminhos de Ferro do Estado, foi oficial do exército na Primeira Guerra Mundial e perdeu a visão no Karst (Monte Sei Busi) tendo sido condecorado com a medalha de prata pelo seu valor militar.

Foi Doutorado onoris causa em Economia e Comércio, e fundou a União Italiana de Cegos durante o Congresso de Génova, a 26/10/1920. Dedicou sua vida e a sua iluminada obra de educador à “redenção” moral e material dos italianos cegos, tanto em termos de organização como no ensino elementar e médio-superior, então praticamente inexistente na Itália, fundando diversos Institutos especializados, em particular, em 1929, o Instituto" Vittorio Emanuele II" em Florença, que ainda hoje tem este nome. Este Instituto foi, senão o primeiro, um dos melhores do seu género e Florença foi, até recentemente, um verdadeiro berço educativo, sobretudo na formação profissional dos cegos de Itália.


Primeiro contato com a UIC

A manhã deste dia de trabalho foi dedicado ao primeiro contato pessoal com a UIC, através da visita à Secção Provincial de Roma, onde tivemos a oportunidade de conversar com o seu Presidente, Dr. Giuliano Fritteli.

Pudemos ainda contactar com o Tiflotécnico presente, Sr. Hugo Viola, responsável pela secção do “Livro Falado”, que nos mostrou as instalações e os equipamentos que atualmente são utilizados para a reprodução e difusão desta importante faceta que é da responsabilidade da União e cujo objetivo é a disseminação da leitura pela população com deficiência visual.


Logotipo do IRIFOR. Clique aqui para ampliar esta imagem
O "Istituto per la Ricerca, la Formazione e la Riabilitazione" (I.Ri.Fo.R.)

O I.Ri.Fo.R. - Istituto per la Ricerca, la Formazione e la Riabilitazione - é uma organização sem fins lucrativos, criada a 22 de Fevereiro de 1991 pela União Italiana de Cegos e Amblíopes, para executar, com autonomia científica e administrativa, as seguintes tarefas:
  • realizar estudos e pesquisas nas áreas de educação, reabilitação, educação, orientação e formação, incluindo o aprofundamento das questões relacionadas com a inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência visual e outras deficiências;
  • realizar estudos e pesquisas para a identificação de novas oportunidades de emprego e profissionais, com referência ao uso de novas tecnologias projetadas para permitir o acesso aos deficientes;
  • organizar e realiza cursos de formação, atualização e formação, bem como as iniciativas que visam a reabilitação dos deficientes, mesmo em nome de instituições públicas ou privadas, que assumem toda ou parte da responsabilidade;
  • organizar e gerir a formação e a educação de professores que trabalhem na integração de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas de todos os níveis;
  • conceder bolsas de estudo para frequência de cursos de formação inicial, formação contínua e também em noutras instituições ou escolas;
  • aconselhar e prestar serviços a instituições públicas e privadas nas suas áreas de competência;
  • supervisionar a publicação dos resultados da investigação e materiais educativos.
Durante a tarde deste dia de trabalho tivemos a oportunidade de, na Secção Provincial de Roma, através do seu Presidente, ficar a conhecer um pouco melhor a actividade do I.Ri.FoR., mais especificamente a sua intervenção ao nível do ensino e aprendizagem da Informática para deficientes visuais, em Itália.
 
Cultura e Lazer
 
Clique aqui para ampliar esta imagem
Colagem de fotografias de alguns sítios por onde andámos, neste dia...